Raquel do Carmo Santos
Jornal da UNICAMP 419: 8, Dez 2008

Os blogs já se transformaram em ferramenta de otimização do aproveitamento no aprendizado escolar. Na experiência da professora Cláudia Rodrigues, que dá aulas de Redação do ensino médio, a iniciativa mostrou-se mais do que positiva. “As discussões tiveram maior alcance do ponto de vista temático e passaram a ser estendidas para além da sala de aula. Despertou nos adolescentes o desejo de escrever mais”, atesta Cláudia, que apresentou dissertação de mestrado no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) com os resultados da estratégia aplicada em quatro turmas de uma escola em Minas Gerais, em 2007.

Os blogs – espaço de interação na internet que são atualizados periodicamente e obedecem a uma ordem cronológica – consistem em um fenômeno recente, mas que conquistou as mais diferentes categorias de internautas pela própria dinâmica da página. No blog, explica Cláudia, os alunos são colocados em contato com diversas fontes e opiniões e, neste aspecto, pode-se exercitar o poder de argumentação. “Trata-se de uma ferramenta motivadora para a escrita, que pode ser usada pelo professor, e que se transforma em espaço de debate para o aluno”, esclarece.

Segundo a professora, a escola ainda possui resistência em levar para sala de aula gêneros digitais que possam auxiliar o ensino. Na opinião da autora da pesquisa, muitos ainda vêem a internet apenas como um instrumento de entretenimento e não se dão conta de sua utilidade nos estudos e pesquisas. Ela alega ainda o domínio que os jovens possuem com as tecnologias da informação e que isso melhor poderia ser aproveitado no ambiente escolar.

Para Cláudia, um dos grandes entraves para a aceitação do blog como estratégia de ensino seria a linguagem própria que a internet produz. É como uma espécie de dialeto que os jovens utilizam para expressar suas opiniões. Mas “não se trata de substituir a forma de ensinar a norma culta. Ela tem seu espaço já reconhecido, assim como a linguagem informal. A minha proposta é utilizar um novo espaço para otimizar os debates ocorridos em sala de aula e despertar o interesse pela escrita”, explica.

O estudo, orientado pela professora Denise Bértoli Braga, envolveu a produção de 20 blogs. Destes, foram selecionados quatro para a análise de dados da dissertação e justificar a importância do estudo. Cláudia conta que a idéia de inserir os blogs nas aulas de produção textual partiu de uma percepção, ao longo dos anos, de que havia uma carência nos debates realizados em sala e, ainda, em decorrência disso uma limitação nas discussões. A experiência, esclarece, demonstrou que a interação aumentou o interesse pela escrita, assim como os alunos passaram a buscar por orientações dos outros professores para embasar as suas opiniões promovendo, desta forma, a interdisciplinaridade.

As discussões envolveram também família e amigos dos alunos. Pelo fato do blog ser público, não há limitações de acesso. Em decorrência disto, o aluno se preocupa mais com suas produções porque seu texto não é mais direcionado apenas à avaliação do professor – neste ambiente, passa a ser coletivo. “Os alunos dominam os fóruns, chats e msn e sabem o que é e como trabalhar com estes meios. Eles invadiram a vida de todo mundo e não há como fugir desta realidade. A escola pode, portanto, utilizar destes canais como mais uma ferramenta”, declara.

LINK : http://nteitaperuna.blogspot.com/2010/05/pesquisa-da-unicamp-demonstra-que-blogs.html

O que é TOP BLOG ?

O Top Blog Prêmio é um sistema interativo de incentivo cultural criado no ano de 2008 pela MIX Mídia Digital (Doravante denominada TOPBLOG), destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica (Júri acadêmico TOPBLOG), os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo e categoria descritos neste regulamento.

O objetivo do Top Blog Prêmio é promover, divulgar e patrocinar a iniciativa dos proprietários de blogs que interagem socialmente pela rede internet com finalidade de compartilhar seus conhecimentos, idéias, experiências e perspectivas, contribuindo solidariamente com o desenvolvimento social e cultural do País.

O Top Blog Prêmio abre inscrições para sua Segunda Edição no ano de 2010 instituindo os seguintes critérios metodológicos para apurar e reconhecer os melhores Blogs:

Somente poderão concorrer os Blogs localizados publicamente na rede Internet por meio de uma URL (endereço eletrônico) e que configurem em padrões de interatividade por meio de Post e comentários (registro de dados na internet), de caráter social, abertos ao acesso público.

Podem inscrever-se para participar do Top Blog Prêmio , o(s) autor (es) de Blogs que tenha(m) e comprove(m) domicílio em qualquer cidade do território Brasileiro.

Para inscrever-se o(s) autor (es) de Blogs deve(m) optar por um único grupo e uma única categoria para cada URL (endereço eletrônico) cadastrados e aditados no site do prêmio.

Poderão concorrer em mais de um grupo e categoria, o(s) autor (es) que possuir(em) mais de um Blog publicado com diferentes URL ( endereço eletrônico) desde que os mesmos possuam conteúdo e especificações técnicas correspondentes ao grupo e a categoria descritos neste regulamento.

As inscrições para candidatar-se ao Top Blog Prêmio são gratuitas e somente podem ser realizadas por meio do site www.topblog.com.br.

O período oficial de inscrição é do dia 09/04/2010 até 05/05/2010. Após este período serão aceitas inscrições remanescentes até 05/09/2010, declarando o candidato ao prêmio estar ciente de sua desvantagem aos que se inscreveram no prazo.

A eleição 2010 do Top Blog Prêmio será realizada em DOIS TURNOS com diferentes critérios de pontuação e avaliação:

Durante os períodos de votação, os internautas poderão escolher e votar em um ou mais candidatos (BLOG) em diferentes grupos e categorias considerando-se válidos apenas UM voto por internauta. Entende-se “internauta” a pessoa física proprietária de um cadastro de eleitor válido e legítimo no Top Blog Prêmio .

PRIMEIRO TURNO – SELEÇÃO TOP100 “OS INDICADOS” - Júri Popular

O período de votação do PRIMEIRO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) é do dia 06/05/2010, às 02:00am até 06/10/2010, às 11:55pm horário de Brasília.

No primeiro turno quem seleciona e indica por meio de voto eletrônico é o internauta representando o Júri popular. Nesta fase são selecionados os TOP100 (Cem Blogs em cada grupo e categoria que receberem o maior número de votos).

Encerrada a votação do PRIMEIRO TURNO, no dia 07/10/2010, será divulgada no site do Prêmio a lista dos 100 blogs mais votados em cada categoria de cada grupo, por ordem alfabética. Caso não tenham 100 blogs entre os votados por categoria, serão exibidos quantos blogs tiverem votos.

Todos receberão o SELO TOP100 “INDICADOS” JURI POPULAR e automaticamente passam a concorrer ao SEGUNDO TURNO.

SEGUNDO TURNO – ELEIÇÃO TOP3 “OS FINALISTAS” - Júri Popular e Acadêmico

O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília.

No Segundo Turno somente participam da eleição os Blogs eleitos TOP100 “OS INDICADOS” em cada grupo e categoria que receberem o maior número de votos no Primeiro Turno.

ATENÇÃO: Os votos do PRIMEIRO TURNO não serão computados para o SEGUNDO TURNO, assim sendo: serão zerados os votos dos selecionados TOP100 quando passam para a segunda fase TOP3, concorrendo todos em igualdade no segundo turno.

São eleitos FINALISTAS/VENCEDORES:

PRÊMIO JÚRI POPULAR / TOP3 - Os Três Blogs entre os Cem Blogs selecionados no Primeiro Turno (em cada grupo e categoria) que receberem o maior número de votos no Segundo Turno pelo Júri popular, sendo:

Primeiro colocado Júri Popular: TOP1 – recebe selo , certificado e Troféu;
Segundo colocado Júri Popular: TOP2 – recebe selo , certificado;
Terceiro colocado Júri Popular: TOP3 – recebe selo , certificado.

PRÊMIO JÚRI ACADÊMICO / TOP3 - Os Três Blogs entre os Cem Blogs selecionados no Primeiro Turno (em cada grupo e categoria) que receberem as maiores notas na avaliação do Júri Acadêmico, sendo:

Primeiro colocado Júri Acadêmico: TOP1 – recebe selo , certificado e Troféu;
Segundo colocado Júri Acadêmico: TOP2 – recebe selo , certificado;
Terceiro colocado Júri Acadêmico: TOP3 – recebe selo , certificado.

A gestão do prêmio TOPBLOG é realizada por um comitê composto por executivos da MIX Mídia Digital juntamente com colaboradores de empresas do setor de mídia digital, que incentivam o prêmio.

O Comitê do TOPBLOG é responsável pelos critérios de execução, auditoria e premiação, bem como a indicação e nomeação do júri acadêmico responsável pela avaliação técnica dos blogs concorrentes.





2. GRUPOS E CATEGORIAS

O Top Blog Prêmio - Edição 2010 inicia-se em 29 de Março de 2010 em seu site oficial www.topblog.com.br. As inscrições para concorrer ao Prêmio serão abertas a partir do dia 09/04/2010 contendo 15 categorias dispostas em três grupos.
Para inscreverem-se os candidatos ao Prêmio, antes de escolher uma categoria, devem optar por um grupo:

GRUPO: BLOGS PESSOAIS
CATEGORIAS

DESCRIÇÃO

Comunicação


Blogs com notícias de comunicação, opiniões e vídeos relacionados ao tema.

Cultura


Blogs com notícias e dicas culturais, além de vídeos e fotos de lugares relacionados ao tema.

Economia


Blogs com informações e notícias sobre economia, opiniões, dicas e vídeos relacionados ao tema.

Empreendedorismo


Blogs com informações e notícias sobre empreendedorismo, opiniões e vídeos relacionados ao tema.

Esportes


Blogs com notícias de esporte em geral, opiniões, campeonatos e vídeos relacionados ao tema.

Games


Blogs com notícias sobre games, dicas e campeonatos relacionados ao tema.

Humor


Blogs com assuntos humorísticos, sem apologia a nada em desacordo com a legislação nacional, desde que assinados pelo autor.

Música


Blogs com notícias de música, opiniões, novidades e eventos relacionados ao tema.

Política


Blogs com notícias de política, colunas de jornalistas, opiniões e vídeos relacionados ao tema.

Religião


Blogs com assuntos e temas religiosos, opiniões e vídeos relacionados ao tema.

Saúde
Blogs com notícias de saúde e estética, novidades, vídeos e eventos relacionados ao tema.

Sustentabilidade
Blogs com notícias de preservação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável do planeta, vídeos e eventos relacionados ao tema.

Tecnologia


Blogs com informações sobre tecnologia, dicas e serviços, desde que sejam de pessoas físicas.

Variedades


Blogs com temática diversificada, conteúdo relevante, sem pornografia ou que faça apologia à algo.



GRUPO: BLOGS PROFISSIONAIS
CATEGORIAS

DESCRIÇÃO

Celebridades
Blogs de celebridades com conteúdo gerado pelos próprios ou pela empresa contratada, tem que ser blog oficial assinado pelo artista.

Comunicação


Blogs com notícias de comunicação, opiniões e vídeos relacionados ao tema.

Cultura


Blogs com notícias e dicas culturais, além de vídeos e fotos de lugares relacionados ao tema.

Economia


Blogs com informações e notícias sobre economia, opiniões, dicas e vídeos relacionados ao tema.

Empreendedorismo


Blogs com informações e notícias sobre empreendedorismo, opiniões e vídeos relacionados ao tema.

Esportes


Blogs com notícias de esporte em geral, opiniões, campeonatos e vídeos relacionados ao tema.

Games


Blogs com notícias sobre games, dicas e campeonatos relacionados ao tema.

Humor


Blogs com assuntos humorísticos, sem apologia a nada em desacordo com a legislação nacional, desde que assinados pelo autor.

Música


Blogs com notícias de música, opiniões, novidades e eventos relacionados ao tema.

Política


Blogs com notícias de política, colunas de jornalistas, opiniões e vídeos relacionados ao tema.

Religião


Blogs com assuntos e temas religiosos, opiniões e vídeos relacionados ao tema.

Saúde
Blogs com notícias de saúde e estética, novidades, vídeos e eventos relacionados ao tema.

Sustentabilidade
Blogs com notícias de preservação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável do planeta, vídeos e eventos relacionados ao tema.

Tecnologia


Blogs com informações sobre tecnologia, dicas e serviços, desde que sejam de pessoas físicas.

Variedades


Blogs com temática diversificada, conteúdo relevante, sem pornografia ou que faça apologia à algo.



GRUPO: BLOGS CORPORATIVOS
CATEGORIAS

DESCRIÇÃO

Comunicação


Blogs com notícias de comunicação, opiniões e vídeos relacionados ao tema.

Cultura


Blogs com notícias e dicas culturais, além de vídeos e fotos de lugares relacionados ao tema.

Economia


Blogs com informações e notícias sobre economia, opiniões, dicas e vídeos relacionados ao tema.

Empreendedorismo


Blogs com informações e notícias sobre empreendedorismo, opiniões e vídeos relacionados ao tema.

Esportes


Blogs com notícias de esporte em geral, opiniões, campeonatos e vídeos relacionados ao tema.

Games


Blogs com notícias sobre games, dicas e campeonatos relacionados ao tema.

Humor


Blogs com assuntos humorísticos, sem apologia a nada em desacordo com a legislação nacional, desde que assinados pelo autor.

Música


Blogs com notícias de música, opiniões, novidades e eventos relacionados ao tema.

Política


Blogs com notícias de política, colunas de jornalistas, opiniões e vídeos relacionados ao tema.

Religião


Blogs com assuntos e temas religiosos, opiniões e vídeos relacionados ao tema.

Saúde
Blogs com notícias de saúde e estética, novidades, vídeos e eventos relacionados ao tema.

Sustentabilidade
Blogs com notícias de preservação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável do planeta, vídeos e eventos relacionados ao tema.

Tecnologia


Blogs com informações sobre tecnologia, dicas e serviços, desde que sejam de pessoas físicas.

Variedades


Blogs com temática diversificada, conteúdo relevante, sem pornografia ou que faça apologia à algo.



3. OS ELEITOS (VENCEDORES)

Depois de votados e avaliados nos DOIS TURNOS, pelo Júri popular e Júri Acadêmico, os blogs eleitos finalistas e vencedores serão divulgados seguindo os seguintes critérios:
Encerrada a votação do PRIMEIRO TURNO, no dia 07/10/2010, será divulgada no site do Prêmio a lista dos 100 blogs mais votados em cada categoria de cada grupo, por ordem alfabética. Caso não tenham 100 blogs entre os votados por categoria, serão exibidos quantos blogs tiverem votos.

Todos receberão o SELO TOP100 “INDICADOS” JURI POPULAR e automaticamente passam a concorrer ao SEGUNDO TURNO.

O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília.

SEGUNDO TURNO – ELEIÇÃO TOP3 “OS FINALISTAS” - Júri Popular e Acadêmico

São eleitos vencedores do TOPBLOG PRÊMIO JURI POPULAR / TOP3 - os Três Blogs que obtiverem em sua categoria o maior número de votos pelos internautas (Júri popular), sendo respectivamente primeiro colocado (TOP1), segundo colocado (TOP2) e terceiro colocado (TOP3).
São eleitos vencedores do TOPBLOG PRÊMIO JURI ACADÊMICO / TOP3 - os Três Blogs que obtiverem em sua categoria a maior nota nos critérios técnicos constituídos pelo júri acadêmico, sendo respectivamente primeiro colocado (TOP1), segundo colocado (TOP2) e terceiro colocado (TOP3).





4. PREMIAÇÃO E RECONHECIMENTO

PRÊMIO JÚRI POPULAR / TOP3

Primeiro colocado Júri Popular: TOP1 – recebe selo , certificado e Troféu;
Segundo colocado Júri Popular: TOP2 – recebe selo , certificado;
Terceiro colocado Júri Popular: TOP3 – recebe selo , certificado.

PRÊMIO JÚRI ACADÊMICO / TOP3

Primeiro colocado Júri Acadêmico: TOP1 – recebe selo , certificado e Troféu;
Segundo colocado Júri Acadêmico: TOP2 – recebe selo , certificado;
Terceiro colocado Júri Acadêmico: TOP3 – recebe selo , certificado.

PRÊMIO ESPECIAL / TOP OF BLOG / JÚRI POPULAR - No evento será conhecido o BLOG VENCEDOR que obtiver entre todas as categorias e grupos o maior número de votos pelos internautas (Júri popular) que receberá: Top of Blog Júri Popular : – recebe selo , certificado, Troféu e uma (01) Scooter Honda modelo Lead 110 - 0K, modelo e ano de fabricação 2010, sendo o prêmio pessoal e intransferível. Não poderá, em hipótese alguma, ser convertido em dinheiro, bem como não poderá ser trocado por qualquer outro produto.

PRÊMIO ESPECIAL / TOP OF BLOG / JÚRI ACADÊMICO - No evento será conhecido o BLOG VENCEDOR que obtiver entre todas as categorias e grupos a maior pontuação avaliada pelos jurados (Júri Acadêmico) que receberá: Top of Blog Júri Acadêmico : – recebe selo , certificado, Troféu e uma (01) Scooter Honda modelo Lead 110 - 0K, modelo e ano de fabricação 2010, sendo o prêmio pessoal e intransferível. Não poderá, em hipótese alguma, ser convertido em dinheiro, bem como não poderá ser trocado por qualquer outro produto.

Os dois vencedores, um (01) pelo júri popular e um (01) pelo júri acadêmico, têm o prazo de 180 dias para retirarem o Prêmio, “Uma Scooter Honda modelo Lead 110”, na sede da MIXMD, Rua Vegueiro, 1211, Paraíso, São Paulo – Capital. Caso o contemplado não entre em contato com a Promotora do Prêmio - MIXMD, nesse período, perderá o direito ao prêmio, sendo o valor correspondente recolhido pela MIXMD, ao Tesouro Nacional, como renda da União, no prazo de 10 (dez) dias. Despesas e custos com transporte e seguro para retirada do Prêmio “Scooter Honda modelo Lead 110” na Sede da MIXMD em São Paulo - Capital são por conta e ordem e de inteira responsabilidade do vencedor.

Despesas com licenciamento, emplacamento e IPVA relativo ao ano de entrega do Prêmio “Scooter Honda modelo Lead 110” são de inteira responsabilidade da empresa Promotora do Prêmio – MIXMD.
No ato da entrega do prêmio, o ganhador deverá entregar uma cópia simples do seu RG, CPF e de um comprovante de residência e assinar um Termo de Quitação e Entrega de Prêmio, sob pena de não se concretizar a entrega.




5. ELEGIBILIDADE

5.1. Somente poderão concorrer os Blogs localizados publicamente na rede Internet por meio de uma URL (endereço eletrônico) e que configurem em padrões de interatividade por meio de Post e comentários (registro de dados na internet), que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, de caráter social, abertos ao acesso público.
5.2. Não podem concorrer os Blogs que tenham em seu conteúdo teor pornográfico, discriminatórios ou promovam atividades e serviços ilegais, conforme a legislação Brasileira.
5.3. Os candidatos (Blogs), em qualquer momento, poderão ser desclassificados se comprovada tentativa de fraude no processo de votação ou desrespeitarem as normas de conduta descritas neste regulamento.
5.4. Somente podem inscrever-se para participar do TOPBLOG, o(s) autor (es) de Blogs que tenha(m) e comprove(m) domicílio em qualquer cidade do território Brasileiro.
5.5. Para inscrever-se o(s) autor (es) de Blogs deve(m) optar por um único grupo e uma única categoria para cada URL (endereço eletrônico) cadastrados e aditados no site do prêmio.
5.6. Somente poderão concorrer em mais de um grupo e categoria, o(s) autor(es) que possuir(em) mais de um Blog publicado com diferentes URL (endereço eletrônico) desde que os mesmos possuam conteúdo e especificações técnicas correspondentes ao grupo e às categorias descritas neste regulamento.





6. INSCRIÇÕES

6.1. As inscrições para candidatar-se ao TOPBLOG são gratuitas e somente podem ser realizadas por meio do Portal www.topblog.com.br.

6.2. O período oficial de inscrição é do dia 09/04/2010 até 05/05/2010. Após este período serão aceitas inscrições remanescentes até 05/09/2010, declarando o candidato ao prêmio estar ciente de sua desvantagem aos que se inscreveram no prazo.
6.3. Somente serão aceitas as inscrições dos Blogs que seu conteúdo, grupo e categoria estiverem em conformidade com este regulamento.





7. SELO ELETRÔNICO E CAMPANHAS DE DIVULGAÇÃO

7.1. Será disponibilizado para todos os candidatos ao Prêmio um selo eletrônico de votação para ser aplicado no BLOG cadastrado no prêmio acompanhado de um link (URL / endereço eletrônico) com parâmetros para a votação conforme orientação no site oficial do prêmio www.topblog.com.br.

7.2. Os candidatos que estiverem inscritos com mais de um BLOG em diferentes categorias e grupos poderão utilizar o selo correspondente, bem como o link com parâmetros que direcionem o internauta (eleitor) direto para a página do Blog que receberá o voto.

7.3. A utilização do selo e do link é exclusiva ao Blog cadastrado e poderá ser aplicado somente em benefício próprio. A desobediência desta regra é considerada ilegal e antiética e poderá implicar na desclassificação dos envolvidos.
7.4. Além do selo, os candidatos ao Prêmio poderão criar suas próprias campanhas, com vídeos e posts solicitando voto dos internautas (eleitores). O conteúdo dos vídeos e posts das campanhas criadas pelos participantes são de inteira responsabilidade de seus autores.




8. INDICAÇÕES DE CANDIDATOS

O Comitê TOPBLOG se reserva o direito, a seu critério e a qualquer momento, incluir entre os candidatos inscritos, BLOGS que tenham sido indicados por meio do Júri Popular e Acadêmico visando garantir que todos os melhores Blogs estejam participando da eleição de forma democrática e interativa.





9. VOTAÇÃO - JÚRI POPULAR

A eleição 2010 do Top Blog Prêmio será realizada em DOIS TURNOS com diferentes critérios de pontuação e avaliação:

Durante os períodos de votação, os internautas poderão escolher e votar em um ou mais candidatos (BLOG) em diferentes grupos e categorias considerando-se válidos apenas UM voto por candidato (Blog). Entende-se “internauta” a pessoa física proprietária de um cadastro de eleitor válido e legítimo no Top Blog Prêmio .

9.1 PRIMEIRO TURNO – SELEÇÃO TOP100 “OS INDICADOS” - Júri Popular
O período de votação do PRIMEIRO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) é do dia 06/05/2010, às 02:00am até 06/10/2010, às 11:55pm horário de Brasília.
No primeiro turno quem seleciona e indica por meio de voto eletrônico é o internauta representando o Júri popular. Nesta fase são selecionados os TOP100 (Cem Blogs em cada grupo e categoria que receberem o maior número de votos).
Encerrada a votação do PRIMEIRO TURNO, no dia 07/10/2010, será divulgada no site do Prêmio a lista dos 100 blogs mais votados em cada categoria de cada grupo, por ordem alfabética. Caso não tenham 100 blogs entre os votados por categoria, serão exibidos quantos blogs tiverem votos.
Todos receberão o SELO TOP100 “INDICADOS” JURI POPULAR e automaticamente passam a concorrer ao SEGUNDO TURNO.

9.2 SEGUNDO TURNO – ELEIÇÃO TOP3 “OS FINALISTAS” - Júri Popular e Acadêmico
O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília.
No Segundo Turno somente participam da eleição os Blogs eleitos TOP100 “OS INDICADOS” em cada grupo e categoria que receberem o maior número de votos no Primeiro Turno.

ATENÇÃO: Os votos do PRIMEIRO TURNO não serão computados para o SEGUNDO TURNO, assim sendo: serão zerados os votos dos selecionados TOP100 quando passam para a segunda fase TOP3, concorrendo todos em igualdade no segundo turno.

9.3. Se ao final da votação ocorrer empate entre dois ou mais candidatos em uma mesma CATEGORIA, o critério de desempate se dará pela data e hora do cadastro realizado pelos concorrentes. Neste caso vence o que primeiro cadastrou o seu BLOG no prêmio.
9.5. Não serão informadas na área pública do site do Prêmio as porcentagens de votos dos concorrentes, para não influenciar e interferir na decisão dos internautas (eleitores).




10. JÚRI ACADÊMICO

10.1. O Comitê do TOPBLOG é responsável pelos critérios de execução, auditoria e premiação, bem como a indicação e nomeação do júri acadêmico responsável pela avaliação técnica dos blogs concorrentes.

10.2. O corpo de jurados é formado por profissionais atuantes nos segmentos relacionados às categorias e grupos. Serão indicados 15 membros e um presidente para cada categoria.

10.3. O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília.

10.4. São eleitos vencedores do TOPBLOG PRÊMIO JURI ACADÊMICO / TOP3 - os Três Blogs que obtiverem em sua categoria a maior nota nos critérios técnicos constituídos pelo júri acadêmico, sendo respectivamente primeiro colocado (TOP1), segundo colocado (TOP2) e terceiro colocado (TOP3).

10.5. Cada jurado terá acesso restrito para avaliar e pontuar os 100 Blogs mais votados em cada categoria e grupo seguindo os seguintes critérios:

10.5.1. Quesito Conteúdo - peso 10

10.5.2. Quesito Apresentação - peso 10

10.5.3. Quesito Interatividade - peso 10

10.5.4. Quesito Criatividade - peso 10

10.5.5. Quesito Atualização - peso 10

10.6. É eleito vencedor do TOPBLOG PRÊMIO JURI ACADÊMICO o Blog que obtiver em sua categoria e grupo a maior nota no somatório dos quesitos técnicos constituídos pelos jurados acadêmicos.

10.6. Caso ocorram empates entre dois ou mais concorrentes de uma categoria e grupo, vence o concorrente que obteve o maior número de votos no Júri Popular.
10.7. Caso um membro do júri acadêmico tenha qualquer ligação direta com um ou mais dos candidatos classificados, não será permitido o seu voto na(s) Categoria(s) e Grupo(s) em que este(s) Blog(s) concorrer(em).





11. VOTAÇÃO PELA INTERNET - Júri Popular

11.1. A eleição 2010 do Top Blog Prêmio será realizada em DOIS TURNOS com diferentes critérios de pontuação e avaliação:

Durante os períodos de votação, os internautas poderão escolher e votar em um ou mais candidatos (BLOG) em diferentes grupos e categorias considerando-se válidos apenas UM voto por candidato (Blog). Entende-se “internauta” a pessoa física proprietária de um cadastro de eleitor válido e legítimo no Top Blog Prêmio .

PRIMEIRO TURNO – SELEÇÃO TOP100 “OS INDICADOS” - Júri Popular

O período de votação do PRIMEIRO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) é do dia 06/05/2010, às 02:00am até 06/10/2010, às 11:55pm horário de Brasília.
No primeiro turno quem seleciona e indica por meio de voto eletrônico é o internauta representando o Júri popular. Nesta fase são selecionados os TOP100 (Cem Blogs em cada grupo e categoria que receberem o maior número de votos).

Encerrada a votação do PRIMEIRO TURNO, no dia 07/10/2010, será divulgada no site do Prêmio a lista dos 100 blogs mais votados em cada categoria de cada grupo, por ordem alfabética. Caso não tenham 100 blogs entre os votados por categoria, serão exibidos quantos blogs tiverem votos.

Todos receberão o SELO TOP100 “INDICADOS” JURI POPULAR e automaticamente passam a concorrer ao SEGUNDO TURNO.

SEGUNDO TURNO – ELEIÇÃO TOP3 “OS FINALISTAS” - Júri Popular e Acadêmico

O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília.
No Segundo Turno somente participam da eleição os Blogs eleitos TOP100 “OS INDICADOS” em cada grupo e categoria que receberem o maior número de votos no Primeiro Turno.

ATENÇÃO: Os votos do PRIMEIRO TURNO não serão computados para o SEGUNDO TURNO, assim sendo: serão zerados os votos dos selecionados TOP100 quando passam para a segunda fase TOP3, concorrendo todos em igualdade no segundo turno.

11.2. Será disponibilizada no site oficial do TOPBLOG Prêmio, durante o período de votação, uma urna eletrônica que identifica cada candidato com um número de cadastro, nome e foto do BLOG para que o internauta (eleitor) possa certificar-se do candidato e confirmar o seu voto.

11.3. Para votar o internauta (eleitor) deve obrigatoriamente cadastrar-se no site do prêmio, reconhecendo ser responsável por quaisquer informações falsas que possam comprometer a validade de seu voto. Depois de votar pelo site, o internauta (eleitor) receberá em seu e-mail cadastrado um link para validar seu voto e cadastro. Somente serão computados aos candidatos os votos que foram validados pelo internautas (eleitores).
11.4. Para não influenciar na votação Popular e Avaliação do Júri Acadêmico não será divulgado publicamente em momento algum o número de votos dos participantes.





12. DIVULGAÇÃO DOS VENCEDORES

12.1. Será constituída pelos organizadores e parceiros do prêmio uma grande rede viral de divulgação por meio de mídia espontânea (on-line e off-line).

São eleitos FINALISTAS TOP3:

PRÊMIO JÚRI POPULAR / TOP3 - Os Três Blogs entre os Cem Blogs selecionados no Primeiro Turno (em cada grupo e categoria) que receberem o maior número de votos no Segundo Turno pelo Júri popular, sendo:

Primeiro colocado Júri Popular: TOP1 – recebe selo , certificado e Troféu;
Segundo colocado Júri Popular: TOP2 – recebe selo , certificado;
Terceiro colocado Júri Popular: TOP3 – recebe selo , certificado.

PRÊMIO JÚRI ACADÊMICO / TOP3 - Os Três Blogs entre os Cem Blogs selecionados no Primeiro Turno (em cada grupo e categoria) que receberem as maiores notas na avaliação do Júri Acadêmico, sendo:

Primeiro colocado Júri Acadêmico: TOP1 – recebe selo , certificado e Troféu;
Segundo colocado Júri Acadêmico: TOP2 – recebe selo , certificado;
Terceiro colocado Júri Acadêmico: TOP3 – recebe selo , certificado.

O Comitê do TOPBLOG é responsável pelos critérios de execução, auditoria e premiação, bem como a indicação e nomeação do júri acadêmico responsável pela avaliação técnica dos blogs concorrentes.

12.2. A divulgação dos FINALISTAS TOP3 (TOP1, TOP2, TOP3) será no dia 16/11/2010 no portal www.topblog.com.br. Todos os Finalistas receberão convites para participarem do evento de entrega do prêmio TOPBLOG, na cidade de São Paulo.

12.2. A divulgação dos Vencedores (TOP1, TOP2, TOP3) será no dia 27/11/2010 na Cerimônia de entrega dos Prêmios realizada pela organização do TOPBLOG Prêmio, na cidade de São Paulo.

12.4. Vencedores

12.5. TOPBLOG PRÊMIO JURI POPULAR. No evento serão conhecidos os TOP3 - VENCEDORES que obtiveram em sua categoria e grupo o maior número de votos pelos internautas (Júri popular). E nesta data serão divulgados o primeiro, segundo e terceiro colocados pelo Júri Popular.

12.6. TOPBLOG PRÊMIO JURI ACADÊMICO No evento serão conhecidos os 03 BLOGS VENCEDORES que obtiveram em sua categoria e grupo a maior nota no somatório dos quesitos técnicos constituídos pelos jurados acadêmicos. E nesta data serão divulgados o primeiro, segundo e terceiro colocados pelo Júri Acadêmico.
12.7. TOP OF BLOG PRÊMIO ESPECIAL No evento será conhecido o BLOG VENCEDOR que obtiver, entre todas as categorias e grupos, o maior número de votos pelos internautas (Júri popular).





13. ANUNCIANTES, APOIO E PATROCINADORES

13.1. O TOPBLOG Prêmio exibirá anúncios publicitários de empresas e organizações que apóiam e incentivam o prêmio. As empresas que apóiam, divulgam e patrocinam o prêmio podem indicar e cadastrar seus BLOGS para participarem do Prêmio, atestando de que não receberão nenhuma vantagem ou tratamento diferenciado em razão da sua relação comercial e institucional com o prêmio. Do mesmo modo que é aberto a todos (pessoas físicas ou jurídicas) apoiarem, divulgarem e patrocinarem o prêmio desde que concordem com estas condições de participação.





14. PROMOÇÃO, APOIO E INCENTIVO CULTURAL

14.1. Os proprietários de BLOGS candidatos ao TOPBLOG PRÊMIO poderão optar por utilizar as promoções oficiais criadas pelo próprio prêmio para estimular o Internauta (eleitor) a conhecer e votar em seu BLOG, podendo ainda criar campanhas e peças publicitárias on-line e off-line, desde que as mesmas estejam em conformidade com o regulamento de cada promoção previsto e inserido no site do TOPBLOG PRÊMIO edição 2010.

14.2. É vetada a criação e a veiculação de campanhas e promoções por parte dos participantes que ofereçam prêmios e favorecimentos em troca de votos, ou ainda que se utilize de imagens e mensagens diferentes das disponibilizadas pelo site oficial do TOPBLOG PRÊMIO.

14.3. Os proprietários de BLOGS candidatos ao TOPBLOG PRÊMIO poderão utilizar o selo e o link exclusivamente ao Blog cadastrado e poderá ser aplicado somente em benefício próprio. A desobediência desta regra é considerada ilegal e antiética e poderá implicar na desclassificação dos envolvidos.

14.4. O selo do Prêmio TOPBLOG da edição 2010, tem como Tema a Campanha “Eu vivo mais Sustentável” como forma de promoção e divulgações de AÇÕES SUSTENTÁVEIS, podendo neste constar em seu campo visual informação sobre a campanha bem como logotipo das empresas apoiadoras desta iniciativa.

14.5. A Validação do Selo Oficial do Prêmio TOPBLOG 2010 é necessária para comprovar a autoria de seu BLOG e evitar Fraudes.

14.6. A permanência do Selo Oficial do Prêmio TOPBLOG publicado no BLOG do participante e concorrente ao prêmio, incentiva a campanha “ Eu vivo mais sustentável” e estimula os usuários(internautas) a votarem , mas não é obrigatório o uso permanente do selo, podendo o participante utilizar apenas o link (endereço eletrônico) que remete seu Blog para a Urna de Votação.

14.7. Além do selo, os candidatos ao Prêmio poderão criar sua própria campanha de divulgação por meio de vídeo, posts solicitando voto dos internautas (eleitores). Os vídeos e posts devem ser criados somente com esta finalidade. Os vídeos e posts devem ser de autoria do candidato e não devem conter qualquer tipo de material (imagens, fotos e textos) protegido por direitos autorais, copyright, ou que, por qualquer razão, violem direitos de terceiros. Não é permitido que os vídeos e posts contenham conteúdo abusivo, difamatório, discriminatório, obsceno, ofensivo, ameaçador, vexatório, pornografia, insultos ou ameaças religiosas ou raciais, ou que incentive danos morais e patrimoniais, ou ainda que possa violar qualquer direito de terceiros. A desobediência desta regra é considerada ilegal e antiética e poderá implicar na desclassificação dos envolvidos.

14.8. O conteúdo dos vídeos e posts das campanhas criadas pelos BLOGS participantes do prêmio são de inteira responsabilidade de seus autores.

14.9. Durante o período de votação o TOPBLOG PRÊMIO pode a qualquer momento disponibilizar novas promoções que os proprietários de BLOGS candidatos ao prêmio poderão utilizar para divulgação. Todas as promoções estarão disponíveis no site oficial do prêmio e serão enviadas aos candidatos por e-mail.
14.10. Os candidatos ao prêmio que não cumprirem as regras e regulamentos das promoções realizadas pelo TOPBLOG PRÊMIO, estarão sujeitos à desclassificação.




15. CONSIDERAÇÕES FINAIS

15.1. As decisões do comitê executivo e dos jurados do TOPBLOG PRÊMIO com referência ao prêmio e dispostas neste regulamento são soberanas, não cabendo qualquer recurso de contestação, manifestando tacitamente todos os participantes cadastrados no site (eleitores, participantes e concorrentes) cientes e de pleno acordo.

15.2. O comitê executivo responsável pela organização do TOPBLOG PRÊMIO reserva o direito de modificar datas ou reformular parte do regulamento sem prévio aviso aos participantes, caso seja necessário, para garantir a melhor metodologia e elegibilidade para todos os participantes.

15.3. Todos os direitos do prêmio estão reservados a MIX MIDIA DIGITAL e Insere Comunicação Web Ltda Me, CNPJ 08.812.565/0001-85, denominada TOPBLOG PRÊMIO.

15.4. Ao inscreverem-se na Promoção, todos os participantes concordam em isentar e em não prejudicar a Entidade Promotora, bem como os seus sócios, de toda e qualquer responsabilidade legal por qualquer tipo de perda, lesão a bens ou propriedade, lesão ou danos pessoais, incluindo, mas não se limitando, a danos como morte e lesões físicas, que sejam ocasionados total ou parcialmente, direta ou indiretamente, pelo recebimento, posse e uso de qualquer prêmio.

15.5. A participação neste concurso cultural implica na aceitação total e irrestrita de todas as cláusulas desse regulamento, não cabendo, portanto, nenhum tipo de recurso verbal ou judicial.

15.6. A participação nesta promoção é voluntária e gratuita, não estando vinculada à aquisição de qualquer bem, direito ou serviço e não existindo intervenção direta nem indireta do fator sorte, atendendo ao disposto no art. 3º, inciso II, da Lei 5.768/71, e art. 30 do Decreto 70.951/72. Este concurso é de cunho exclusivamente cultural, dispensando a autorização da Caixa Econômica Federal.

15.7. Todo participante deste concurso declara, com o ato de sua inscrição ou indicação, conhecer e concordar plenamente com este regulamento.

15.8. A gestão do TOPBLOG Prêmio é realizada pela Insere Comunicação Web Ltda Me, CNPJ 08.812.565/0001-85.
15.9