INFORMÁTICA EDUCACIONAL – O concurso premiou os três primeiros lugares das categorias de 5ª a 6ª e 7ª a 8ª séries

E.M. Harry Forssell define vencedores do 1º Concurso de Criação Multimídia de Itanhaém

Interatividade e envolvimento com temas da atualidade. Assim foi o 1º Concurso de Criação Multimídia de Itanhaém, o ITACLIC 2011 que premiou no último dia 30, na E.M. Harry Forssell, os três primeiros lugares nas categorias de 5ª a 6ª e de 7ª a 8ª séries.

Usando o software ‘Visual Class’ como ferramenta, os estudantes realizaram pesquisas, planejamento, síntese e comunicação, além de incentivar as relações interpessoais e o trabalho cooperativo.

Para a criação do projeto, os grupos de três a cinco alunos, orientados por professores, suporte técnico dos monitores da informática e assessoria e supervisão da equipe pedagógica da escola criaram temas que contribuíssem com a realidade vivida nos dias de hoje, como: bullying, lixo, música, anorexia, drogas, sexualidade e tsunami.

“É um aprendizado significativo que emocionou tanto os jurados quanto os participantes, por se tratar de temas tão atuais”, salienta a responsável pelo projeto na escola, Soraya Rodrigues Sales.

Na categoria 5ª a 6ª, o 1º lugar foi para grupo que apresentou o trabalho sobre o Tsunami, sob o comando das alunas Roberta da Silva e Viktória Cristina Santos de Souza. Já a 2ª posição ficou para o Bullying com as estudantes Stefany Santos Silva, Alessandra Sobrinho dos Santos e Mércia Santana de Almeida. E o 3ª lugar, teve como tema o Lixo, apresentado por Elilda Alves Rodrigues, João Paulo Francisco da Silva e Regiane Aparecida dos Santos Silva.

Para a categoria de 7ª a 8ª séries, o concurso definiu o 1º lugar, com o Bullying, ao grupo de Rafaela da Silva Pinheiro, Gabriel Pedro do Nascimento Souza, Guilherme dos Santos Siqueira Silva e Patrick Lucio da Silva. Em 2º lugar, com o tema Sexualidade, a conquista foi para Desire do Nascimento Ribeiro, Elizandra Ribeiro Bernardes, Izabel Ramos da Silva e Larissa da Silva Santos. Já o 3º lugar, ficou para os estudantes Gabriel dos Santos Silva, Anderson Moreira dos Santos, Danilo Aparecido Theodoro Bragante e Jhonatan Pereira da Silva com o tema Música.

Para a integrante da informática educacional Joelma Carneiro Diogo o concurso Itaclic proporcionou aos grupos interagirem com o software Visual Class, da empresa Multimídia Educacional, e ainda explanarem o conhecimento adquirido através da apresentação dos trabalhos. “A equipe da Informática Educacional ficou muito satisfeita e emocionada com o resultado destas apresentações, tendo em vista o desempenho e a competência das equipes ao trabalharem com temas atuais. Vemos que a Informática Educacional está se tornando uma ferramenta extremamente importante, que auxilia no trabalho pedagógico desenvolvido na escola”.

Qualquer um dos temas sugeridos pelo MEC e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) pôde ser utilizado na apresentação como meio ambiente, saúde, orientação sexual, diversidade cultural dentre outros. Os alunos foram os grandes responsáveis por deixar as ideias e criatividades no comando, apresentadas em textos, imagens, sons, fotos, narrações, músicas, animações, atividades e jogos educativos.

Divididas em duas categorias, de 5ª a 6ª e de 7ª a 8ª séries, o concurso foi composto por uma comissão julgadora com cinco membros da equipe de educação. E todos os elementos foram levados em conta pela bancada, desde a didática, criatividade, conteúdo, recursos, apresentação até a beleza e harmonia do projeto, com notas válidas de 0 a 10.

Os três primeiros lugares de cada categoria receberam medalhas e troféus. Além disso, o aluno que obteve o 1º lugar levou para casa um MP4, o professor recebeu um netbook e o monitor de informática, um MP4.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário ...