3ª Idade - Inclusão Digital



ENSINO - Alunos com mais de 50 anos descobrem na prática as ferramentas existentes no computador
Educação oferece curso de informática para terceira idade
Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br




Atualmente, são 90 alunos matriculados no curso de informática
A internet está atraindo a atenção da terceira idade, trazendo para o mundo virtual novos adeptos à tecnologia. Em Itanhaém, alunos com mais de 50 anos descobrem na prática as ferramentas existentes no computador durante o curso de informática oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook
A aposentada Benedita Borba de Moura, de 71 anos, e o pintor Luiz Carlos Cândido Rocha, de 57 anos, se conheceram há pouco mais de duas semanas e compartilham da mesma ideia: ‘Nunca é tarde para aprender’. O mundo informatizado tem se tornado um desafio aos olhos de quem desvenda de vez os segredos da era digital.
Para Benedita, experiências simples como mexer no mouse, desenhar no Paint e escrever no Word nunca foram tão emocionantes. “Sempre tive vontade de aprender mais sobre o computador, principalmente quando outras pessoas navegavam na internet e eu nem imaginava como funcionava”, conta.
O aplicativo Paint, uma dasferramentas do computador,é usado como folha de desenho. Em um clique, as páginas brancas são ilustradas por um arco-íris. “Nossa, como é possível?”, indaga a aposentada. “É muito legal. Não quero desgrudar tão cedo da tela do computador”, se emociona durante o segundo dia de aula.
Atrelar o dinamismo as aulas é um dos objetivos da equipe da Informática Educacional, que atua no setor para formar mais adeptos à tecnologia. Nas aulas, promovidas uma vez por semana, ninguém fica de fora. Hoje, são 90 alunos matriculados no curso de informática, orientados de uma forma divertida.
“Primeiramente mostramos a eles o básico, como desligar o computador e ligar a tela do monitor. O mouse é posto como um amigo, nunca pode esquecer que ele está ali, porque sem a ajuda dele não será possível conhecer as outras ferramentas. Queremos que todos aprendam de uma maneira simples e eficaz”, conta a coordenadora da Informática Educacional, Soraya Rodrigues Sales.
Luiz Carlos Cândido Rocha avança para se manter antenado. Quando perguntado, a resposta é pontual. “Já que passei muitos anos apenas trabalhando, estou no momento de aprender. Já estou pensando em comprar meu primeiro computador”. 

Fonte:  
http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2013/maio/Educacao_oferece_curso_informatica_terceira_idade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário ...